Carla de Jesus Guimarães nasceu em Salvador/BA, em 30 de agosto de 1974, Filha de José Felizardo da Silva Guimarães Filho e Marisa Tabajara de Jesus Guimarães, tem uma filha, Juliana Guimarães Cabral. Graduada em Pedagogia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Ciências Econômica da Bahia (FACCEBA), Mestranda em Educação Permanente pela Universidad Del Salvador – Buenos Aires, Argentina (USAL), e Professora concursada da Prefeitura Municipal da Rede de Ensino da cidade de Salvador – Bahia.
Possui diversos cursos na Contação de histórias, como o curso de Extensão: “Formação de Narradores Orais – Conta Comigo!”, pela UEFS, com carga horária de 60h. Autora de O marinheiro e a ilha encantada, ou será a ilha encantada e o marinheiro? (Edição Independente/ 2019) É a história de um marinheiro aposentado chamado José, que vive com sua esposa Maria numa ilha encantada. Seu hobby era pescar. Mas um dia, em uma dessas pescarias tudo mudou, e ele viveu uma verdadeira aventura. Este livro vem acompanhado de um CD com a trilha sonora dessa encantadora história. Duas músicas de domínio público, a do Chapéu e a do Marinheiro Só, e uma música que foi criada para a história pela escritora baiana e contadora de histórias Luciana Ávila e pelo músico Marcos Bezerra, onde foi pago todos os direitos autorais. Hoje faz parte de um Coletivo de Autoras de Literatura Infantil e Infanto-juvenil da Bahia, Caliib, onde escreveu o Conto do Velhinho Engasgado (2020) para o livro Contos que a Bahia tem 2, publicado pelo Caliib. Publicou pela Editora Tear o livro O Encanto dos Contos (2020), onde reescreve alguns contos populares que marcaram cada fase da sua vida.
No livro Que Bicho Será? (2020) traz uma literatura infantil – meu primeiro poema, publicado pela Editora Historinhas pra Contar, em E-book e impresso. Já no livro As Aventuras do Marinheiro José (2020) faz uma reeditoração do seu primeiro livro, publicado internacionalmente Brasil / Estados Unidos pela Editora UnderlinePublishing/EUA, traz uma versão bilíngüe, em E-book e impresso. Participou em 2020 de duas feiras literárias virtuais a FLIPOCOS (Feira de Livros Internacional de Poços de Caldas - MG) e FLIPELO (Feira de Livros Internacional do Pelourinho - Ba), participou também do 1º Encontro do Mulherio das Letras Bahia. Hoje é Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira – cadeira 66. Faz parte também do grupo Fuzarca Literária (junção do Caliib e da Cbteatro), onde receberam o “Prêmio do Governo do Estado da Bahia Secretaria de Cultura Fundação Pedro Calmon (FPC) através do Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) com o Projeto: III Fuzarca Literária, na categoria: Livro e Literatura, em dezembro de 2020 para ser realizado no período de 16 de janeiro de 2021 à 15 de abril de 2021. Durante a pandemia da Covid criou o projeto “A Literatura Unindo Nossas Raízes aos Contos Clássicos” apresentado através das Lives de contação de histórias. E-mail: carlajguima@gmail.com