João Fernandes

 João Fernandes nasceu na cidade de Caém/BA, em 1949. Iniciase na literatura aos 15 anos, quando escrevia contos e artigos para jornais estudantis, em Governador Valadares/MG, onde viveu a infância e adolescência. É membro da Academia de Letras de Porto Seguro, BA.

Aos 23 anos, já radicado em Salvador/BA, escreve o primeiro livro, um romance, publicado com apresentação do escritor Jorge Amado e prefácio de Adonias Filho “Perdidos para o Mundo”, Editora Cátedra-INL, RJ/1977)

 (...) “Vez por outra, o sinal de um talento verdadeiro, de real vocação, aquele fogo consumidor. Um moço desconhecido, estranho e inquieto, devorado por certa paixão interior, praticamente invadiu minha casa, de originais em punho. O desconhecido,de nome João Fernandes, não buscava elogios, queria opinião coisa rara. Logo nas primeiras páginas, senti o escritor, a vocação irremediável, a força da palavra” (Jorge Amado in “Perdidos Para o Mundo”).

Vive no Rio por alguns anos, escreve outros livros e exerce o jornalismo e o tele-jornalismo, sempre como redator - Manchete (Bloch Editores), Rede Globo de Televisão, Jornal Última Hora, Rio Gráfica e Editora, hoje Globo e outros, durante a década de 1970.

Em 1980, rompe com a grande imprensa e com a cidade grande, estabelecendo-se em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, onde vive e dedica-se exclusivamente à literatura. E-mail: joaofernandesneto@hotmail.com

Livros Publicados: A Hora da Besta, Editora Brasil-Cultura – RJ/1982; Delírio do Poder (teatro), Editora Brasil-Cultura – RJ/1984; A Dança dos Chacais, Editora Nova Safra – MG/1988; Versos Juvenis, Editora BrasilCultura – RJ/2002; O Menino e seu Herói, Editora Brasil-Cultura – RJ/2007; Pé de Página, Editora Cruz de Malta –BA/2017 e Histórias Surreais (tetralogia), Editora Cruz de Malta – BA/2019.

Postar um comentário