Cláudia Ferreira da Silva Almeida, ela é a poetisa Negra Luz, soteropolitana, nascida em Salvador/BA, no dia 03 de Março de 1975. É a segunda filha de Alidéia Ferreira da Silva e Antônio Chrispim da Silva, irmã de Antônio Pedro Ferreira da Silva e Adriano Ferreira da Silva, casada com Idélcio de Souza Almeida Filho, é mãe de Amaryllis Luz e Clara Luz.
É contadora e advogada, mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas pela UNIFACS- Universidade Salvador. Publicou em várias coletâneas e antologias, dentre elas: Concurso Nacional Novos Poetas/2018; Poésis/2019; Antologia Poética - Edição Primavera/2018; Antologia Poesia de Natal, Palavras de Mulher – Poesias/2019; Mulherio das Letras/2020; na revista A Ilha e Artpoesia/BA. É membro do Movimento Exploesia/BA, do Clube dos Poetas/BA, do Clube de Leitura Kasa de Alice. Criou para o período da pandemia (2020) o encontro poético Sextando com Poesia.
Seu primeiro livro solo de poesia, O Voo, Editora Autografia - RJ, nele descreve a própria trajetória poética, que também poderá ser da pessoa que lê. Lançou o livro digital de micro contos e poesia “DezContos do meu confinamento” pela Artpoesia-BA/2020, no qual compartilha vivências do período de confinamento decorrente da Pandemia COVID-19. É responsável pelo canal no YouTube @contempoetica by Negra Luz. E-mail: cferreiras10@gmail.com